Estudos e Supervisão: TEA e TDAH em Foco

Modalidade

On-line: Presencial Conectado

Público-Alvo

Estudantes de Psicologia ou Psicólogos.

Sobre o curso

Um espaço de estudo e supervisão para aprofundar seus conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Com uma abordagem teórico-prática, os encontros ajudam você a compreender o desenvolvimento, reconhecer sinais, diferenciar diagnósticos e aplicar estratégias clínicas iniciais com mais segurança.

Objetivo do curso

Capacitar psicólogos e estudantes de psicologia a compreenderem as bases do neurodesenvolvimento, reconhecerem sinais clínicos e diferenciais diagnósticos entre TEA e TDAH, além de oferecer estratégias iniciais de manejo e intervenção.

Cronograma

Datas: 01/07, 05/08, 02/09
Horário: 19h30 às 21h30

Disciplinas

1º Encontro: Fundamentos do Neurodesenvolvimento: entendendo TEA e TDAH desde a origem Objetivo: Estabelecer uma base sólida sobre o que são TEA e TDAH a partir do desenvolvimento típico e atípico. Conteúdo:
  • Marcos do neurodesenvolvimento
  • Diferenças qualitativas e quantitativas no desenvolvimento de crianças com TEA e TDAH
  • Como os primeiros sinais podem se manifestar
2º Encontro: Diagnóstico e Comorbidades: como diferenciar e quando suspeitar de ambos Objetivo: Ajudar os participantes a compreender as nuances do diagnóstico e da comorbidade, unificando os temas iniciais. Conteúdo:
  • Critérios diagnósticos do DSM-5
  • Diferenças e sobreposições nos sintomas
  • Quando é TDAH? Quando é TEA? E quando são os dois?
  • Casos clínicos para discussão prática
3º Encontro: Estratégias clínicas iniciais para atuação com TEA e TDAH Objetivo: Oferecer um olhar prático sobre como começar intervenções com base em hipóteses diagnósticas. Conteúdo:
  • A importância do manejo ambiental e da psicoeducação
  • Estratégias iniciais para intervenção com adolescentes e adultos
  • O que observar e como acompanhar a evolução clínica
  • Quando (e como) encaminhar para avaliação formal

Alguns de nossos professores:

Ma. Marcele Bressane (CRP 12/14655)

Pós-graduada em Psicodrama, Análise do Comportamento e Neuropsicologia. Mestre em Psicologia pela UFSC. Trabalha há seis anos com pessoas no espectro autista, com ênfase na fase adulta e adolescência.

Pós-graduada em Psicodrama, Análise do Comportamento e Neuropsicologia. Mestre em Psicologia pela UFSC. Trabalha há seis anos com pessoas no espectro autista, com ênfase na fase adulta e adolescência.

Graduandos/Alunos da Viver

3x R$ 85,00

Profissionais

3x R$ 95,00

Investimento

Sobre o Curso

Modalidade

On-line: Presencial Conectado

Público-Alvo

Estudantes de Psicologia ou Psicólogos.

Sobre o curso

Um espaço de estudo e supervisão para aprofundar seus conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Com uma abordagem teórico-prática, os encontros ajudam você a compreender o desenvolvimento, reconhecer sinais, diferenciar diagnósticos e aplicar estratégias clínicas iniciais com mais segurança.

Objetivo do curso

Capacitar psicólogos e estudantes de psicologia a compreenderem as bases do neurodesenvolvimento, reconhecerem sinais clínicos e diferenciais diagnósticos entre TEA e TDAH, além de oferecer estratégias iniciais de manejo e intervenção.

Cronograma

Datas: 01/07, 05/08, 02/09
Horário: 19h30 às 21h30
Módulos

Disciplinas

1º Encontro: Fundamentos do Neurodesenvolvimento: entendendo TEA e TDAH desde a origem Objetivo: Estabelecer uma base sólida sobre o que são TEA e TDAH a partir do desenvolvimento típico e atípico. Conteúdo:
  • Marcos do neurodesenvolvimento
  • Diferenças qualitativas e quantitativas no desenvolvimento de crianças com TEA e TDAH
  • Como os primeiros sinais podem se manifestar
2º Encontro: Diagnóstico e Comorbidades: como diferenciar e quando suspeitar de ambos Objetivo: Ajudar os participantes a compreender as nuances do diagnóstico e da comorbidade, unificando os temas iniciais. Conteúdo:
  • Critérios diagnósticos do DSM-5
  • Diferenças e sobreposições nos sintomas
  • Quando é TDAH? Quando é TEA? E quando são os dois?
  • Casos clínicos para discussão prática
3º Encontro: Estratégias clínicas iniciais para atuação com TEA e TDAH Objetivo: Oferecer um olhar prático sobre como começar intervenções com base em hipóteses diagnósticas. Conteúdo:
  • A importância do manejo ambiental e da psicoeducação
  • Estratégias iniciais para intervenção com adolescentes e adultos
  • O que observar e como acompanhar a evolução clínica
  • Quando (e como) encaminhar para avaliação formal
Professores

Alguns de nossos professores:

Ma. Marcele Bressane (CRP 12/14655)

Pós-graduada em Psicodrama, Análise do Comportamento e Neuropsicologia. Mestre em Psicologia pela UFSC. Trabalha há seis anos com pessoas no espectro autista, com ênfase na fase adulta e adolescência.

Investimento

Graduandos/Alunos da Viver

3x R$ 85,00

Profissionais

3x R$ 95,00

Investimento

Formulário de Inscrição

Estudos e Supervisão: TEA e TDAH em Foco

É Pago

// Depoimentos

O que os alunos estão falando sobre a Viver...

O que os alunos estão falando sobre a Viver...