WhatsApp

O que é psicodrama e como funciona?

 

O que é psicodrama? Se você já buscou por abordagens terapêuticas, certamente já se perguntou isso. 

 

A abordagem terapêutica do psicodrama surgiu no século XIX, unindo as artes cênicas e seu lúdico com a psicologia.

 

Desse modo, essa poderosa união conquistou seu lugar, e continua sendo aplicada nos tempos atuais como abordagem terapêutica capaz de diagnosticar e curar condições de ordem psíquica.

 

Quer entender melhor o que é psicodrama, e como essa abordagem funciona?

 

Leia abaixo este conteúdo da Viver Mais para você! 

 

Psicodrama: o que é?

O psicodrama é uma abordagem terapêutica criada pelo psiquiatra romeno Jacob Levy Moreno em meados dos anos 1920. 

 

Ela consiste em representar situações da vida real em um palco, onde os pacientes atuam como personagens em uma espécie de teatro improvisado. 

Desse modo, o objetivo é permitir que o indivíduo se expresse livremente, explore seus sentimentos e pensamentos, além de aprender com as experiências vivenciadas no palco.

 

Ou seja, por meio do psicodrama, é possível descobrir sentimentos e compreender profundamente seus significados, em uma jornada rumo ao autoconhecimento.

 

Por isso, essa abordagem é utilizada em diversos contextos, como a psicoterapia individual ou em grupo, treinamentos empresariais, processos educativos e outras áreas que demandam o desenvolvimento de habilidades interpessoais e emocionais.

 

Agora, você já entendeu o que é psicodrama, não é? 

 

Mas você já se perguntou como essa abordagem terapêutica funciona na prática?

 

Então entenda agora! 

Como funciona essa abordagem terapêutica?

No psicodrama, o psicólogo é o diretor da cena, enquanto o paciente é o protagonista.

 

Os demais participantes da sessão podem assumir diferentes papéis, como coadjuvantes, plateia ou até mesmo objetos da cena. 

 

Assim, seu objetivo é reproduzir situações da vida real, em que o indivíduo possa se identificar e explorar suas emoções, pensamentos e comportamentos.

 

Durante a sessão, o protagonista é encorajado a expressar seus sentimentos e a experimentar novas formas de comportamento.

 

Desse modo, o protagonista é livre para explorar suas emoções, pensamentos e comportamentos, enquanto o psicodramatista direciona a sessão para que o indivíduo alcance seus objetivos terapêuticos.

 

Por isso, o psicodrama é uma abordagem terapêutica inovadora, que oferece uma forma diferente de compreender as emoções e pensamentos. 

 

Através da representação de situações da vida real, o indivíduo pode se expressar livremente e aprender com as experiências vivenciadas no palco. 

 

Em virtude de suas características, muitos pacientes buscam a abordagem terapêutica de modo a experimentar um crescimento pessoal mais profundo e significativo.

 

Por outro lado, muitos psicólogos encontram no psicodrama uma excelente opção de aprimoramento, como abordagem para com seus pacientes.

 

Esse é o seu caso? Então você precisa ler nossa dica a seguir! 

 

Formação e Pós-graduação em Psicodrama da Viver Mais

Se você está buscando uma especialização que abra suas perspectivas profissionais na psicologia clínica, a Formação e Pós-graduação em Psicodrama da Viver Mais é a sua melhor escolha

 

Com profissionais experientes e altamente capacitados, o curso oferece aulas teórico-práticas, supervisão de casos, psicoterapia e vivências em grupo.

 

Além disso, ao concluí-lo, os alunos obtêm o certificado de Psicodramatista pela Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP) e tornam-se Especialistas em Psicodrama pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Com nossa formação, o psicodramatista desenvolve as habilidades necessárias para, através da pedagogia moreniana, compreender, analisar e intervir nas relações humanas. 

 

Você ainda aprenderá ao longo do curso:

 

  • Diferentes modalidades de atendimento individual e de grupos;
  • Como ampliar o seu consultório com novos atendimentos;
  • A base filosófica e teórica da Socionomia;
  • Participar como ouvinte em defesas de monografias do curso, confecção de monografia e horas em participações em eventos científicos relacionados ao Psicodrama;
  • Desenvolver a espontaneidade e criatividade;
  • Desenvolver o papel de diretor (psicoterapeuta) e de ego-auxiliar;
  • Desenvolver habilidades pessoais e profissionais através da psicoterapia e vivências em grupo;
  • Intervir e promover saúde mental, nos atendimentos de diferentes públicos: crianças, adolescentes, adultos, grupos, casais e família, e muito mais!

 

Por isso, não perca tempo e faça sua pré-matrícula agora

 

Mas queremos saber: você gostou deste conteúdo? 

 

Então não deixe de ler nossos outros artigos em nosso blog, e esteja sempre à frente na sua carreira profissional! 

 

Fonte: Moreno, J. L. (1989). Psicodrama (Vol. 1). Brasiliense.