Quem trata ansiedade: psicólogo ou psiquiatra?

Afinal, quem trata ansiedade: psicólogo ou psiquiatra? Se você tem essa dúvida, saiba que ela é mais comum do que parece.

De acordo com o World Health Statistics de 2022, estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), a pandemia de Covid-19 acelerou, dentre outras enfermidades, a ansiedade.

 

Nesse sentido, conforme dados de 2019 da mesma organização, o Brasil parece ainda sofrer de uma outra pandemia, a da ansiedade.

 

Afinal, nosso país é o mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivendo com o transtorno.

 

Diante desse contexto, sabemos que se torna cada vez mais comum a dúvida sobre qual profissional procurar.

 

Por isso hoje, na Viver Mais Psicologia, você entenderá enfim quem trata ansiedade, psicólogo ou psiquiatra, e como tratar ansiedade.

 

Continue conosco abaixo!

 

Afinal, quem trata ansiedade, psicólogo ou psiquiatra?

Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem tratar a ansiedade, dependendo da sua origem e intensidade

 

Nesse sentido, a ansiedade pode ser tratada por meio da psicoterapia, que pode ser realizada por um psicólogo, ou sob auxílio de medicação, que somente poderá ser prescrita por um psiquiatra.

 

A escolha do profissional mais adequado para o tratamento da ansiedade dependerá da avaliação individual do paciente e da gravidade do seu quadro clínico

 

Em geral, quando a ansiedade é leve ou moderada, a psicoterapia é a primeira opção de tratamento, já que ela é capaz de promover mudanças de comportamento e pensamentos, reduzindo os sintomas da ansiedade e prevenindo o seu reaparecimento.

 

Porém, em casos mais graves ou crônicos, o tratamento com medicamentos pode ser necessário para ajudar a controlar os sintomas da ansiedade e proporcionar alívio mais rápido. 

 

Nesses casos, o psiquiatra pode ser indicado para fazer a prescrição dos medicamentos adequados e monitorar a evolução do quadro clínico do paciente.

 

É importante ressaltar que frequentemente, o trabalho entre os dois profissionais será colaborativo. 

 

Afinal, o tratamento da ansiedade pode envolver tanto a psicoterapia quanto a medicação, e a escolha do melhor tratamento dependerá das particularidades de cada caso

 

Além disso, é comum que ao longo da consulta do paciente, seja com o psiquiatra ou com o psicólogo, a depender da avaliação do caso, haja a indicação de um para outro.

 

Isso é, um paciente que chega ao consultório do psicólogo pode ser recomendado por esse a contar com o auxílio de um psiquiatra, a depender da avaliação do quadro clínico, e vice-versa. 

 

Por isso, é fundamental buscar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado para avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento para você.

 

Mas afinal, você sabe como tratar ansiedade? É sobre isso que falaremos agora! 

 

Como tratar ansiedade?

O transtorno de ansiedade possui diversas causas, que podem ser tanto de origem psicológica, quanto neuroquímicas (quando a psiquiatria é fundamental).

 

Entretanto, quando a intensidade do transtorno de ansiedade é amena, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma excelente opção de tratamento. 

 

Por meio da TCC, o psicoterapeuta especialista é capaz de analisar, manejar e intervir positivamente, mudando padrões de comportamento que contribuem para o transtorno de ansiedade. 

 

Desse modo, o psicoterapeuta auxilia o paciente a identificar pensamentos negativos e desenvolver novos comportamentos, de modo a enfrentar situações estressantes.

 

Entretanto, em quadros de ansiedade mais graves, a intervenção medicamentosa pode ser necessária

 

Nesse contexto, os medicamentos para ansiedade são prescritos por um médico psiquiatra e podem ser usados em conjunto com a terapia

 

Os medicamentos mais comuns para ansiedade são os antidepressivos, ansiolíticos e beta-bloqueadores

 

É importante lembrar que os medicamentos só devem ser prescritos por um médico psiquiatra e devem ser utilizados somente com a orientação médica.

 

Na Viver Mais, oferecemos atendimentos presenciais e online acessíveis, e a depender da intensidade da ansiedade, recomendamos o auxílio de psiquiatras de excelência para um tratamento completo.

 

Além disso, dada a multidisciplinaridade que envolve como tratar ansiedade, práticas saudáveis como esportes e meditação também ocupam seu lugar de relevância para o tratamento. 

 

Você gostou deste conteúdo? Então não deixe de ler nossos outros artigos agora mesmo no blog

 

Fontes:

 

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. (2013). DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Artmed.

 

WORLD HEALTH ORGANIZATION. (2022). World health statistics 2022: monitoring health for the SDGs, sustainable development goals.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

  • (48) 98874-5920
  • vivermaispsicologia@gmail.com
  • SANTA CATARINA