Conhecer os temas atuais da psicologia é um passo importante para estar sempre em dia com essa ciência dinâmica e em constante desenvolvimento.
Além disso, a psiquê humana está passando por transformações nunca antes vistas: o desenvolvimento desenfreado da tecnologia muda ano após ano as relações pessoais.
Também é preciso considerar os inúmeros eventos do momento, que incidem sobre a mente humana propiciando em muitos pacientes o desenvolvimento de doenças mentais.
E se por um lado as dinâmicas sociais, o ambiente e a sociedade continuam experimentando mudanças, por outro, os psicólogos devem estar dispostos a compreendê-las o quanto antes.
Pensando nisso, a equipe Viver Mais separou os principais temas atuais da Psicologia que psicólogos devem considerar para estarem sempre um passo à frente.
Continue conosco nesta jornada!
Em 2019, aproximadamente um bilhão de pessoas conviviam com um transtorno mental (OMS)
De acordo com a revisão histórica organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas em 2019 cerca de um bilhão de pessoas (13% da população global) conviviam com um transtorno mental.
O estudo ainda deixa claro que o aumento vertiginoso dos já grandes casos de transtornos mentais naquele ano se deveu às sensações de medo e incerteza experimentadas em decorrência da pandemia do COVID-19.
Em mulheres, a prevalência de doenças mentais foi de 52% para mulheres e 47.6% para homens.
De acordo com a pesquisa, em ambos os gêneros, a maior incidência de transtornos mentais é de ansiedade e depressão.
Essa prevalece mais na juventude, enquanto esta (dentre outras doenças mentais) é mais comum em adultos.
Aliás, este é um outro dado muito surpreendente levantado pela OMS: em adolescentes entre 10 e 19 anos, a incidência de transtornos mentais corresponde a 14% no mundo.
Já para crianças de 5 a 9 anos, a incidência é de 8%. Diante desse cenário, esse é um dos mais relevantes temas atuais da Psicologia.
Os números surpreendem, e demonstram que o atendimento clínico do psicólogo se estende a todas as faixas etárias, principalmente em virtude dos transtornos mentais da depressão e ansiedade.
Transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, afetando um em cada seis anos vividos (OMS)
Conforme o mesmo levantamento da OMS, os transtornos mentais são responsáveis por retirar cerca de 1 ano e 6 meses de saúde de pessoas em todo o mundo.
O cálculo levou em consideração todas as idades e transtornos mentais, neurológicos ou advindos do uso de substâncias em todo o mundo.
Seu objetivo primordial é avaliar o impacto de conviver com transtornos mentais e sua relação com a morte prematura.
Essas dados evocam a necessidade da psicoterapia em prol da qualidade de vida do sujeito, principalmente para aqueles que ainda ponderam sobre a eficiência do acompanhamento psicológico.
Na verdade, o tratamento correto com um bom psicólogo pode, sim, contribuir diretamente no aumento da qualidade de vida e longevidade do paciente.
Problemas mentais estão entre as principais causas de afastamento no trabalho (Previdência Social)
De acordo com números da Previdência Social, em 2021 mais de 75 mil brasileiros foram afastados das suas ocupações no trabalho por sofrerem de depressão.
Além disso, o transtorno depressivo equivale a 37,8% das licenças médicas por transtorno mental no Brasil.
Isso indica um dos grandes temas atuais da Psicologia.
Os números elucidam a difícil realidade da frequência dos transtornos mentais na população em idade produtiva no país.
Por isso, dentre as áreas da psicologia, os profissionais dos Recursos Humanos precisam dedicar especial atenção para esses dados.
Brasileiro triplicou sua preocupação com saúde mental em 4 anos (Ipsos)
De acordo pesquisa Global Health Service Monitor, realizada pela empresa Ipsos e obtida exclusivamente pela BBC News Brasil, entre 2019 e 2022, o número de brasileiros preocupados com assuntos relacionados à saúde mental triplicou.
O estudo, apontado como um dos mais importantes temas atuais da psicologia, contou com a participação ativa de mil brasileiros, de diversas classes sociais e regiões do país que responderam às perguntas pela internet ou pelo telefone.
A conscientização da importância da saúde mental foi certamente amplificada ao longo da pandemia do COVID-19, estendendo uma discussão da mente como protagonista da qualidade de vida.”
Mesmo assim, segundo a OMS, o Brasil apresenta o maior índice mundial de pessoas sofrendo de transtorno de ansiedade e depressão.
Isso pode significar uma oportunidade para psicólogos capacitados e atualizados, que poderão auxiliar mais pacientes.
Hoje você conferiu alguns dos principais temas atuais da Psicologia que você precisa considerar na sua carreira, quais sejam:
- Em 2019, aproximadamente um bilhão de pessoas conviviam com um transtorno mental (OMS);
- Transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, afetando um em cada seis anos vividos (OMS);
- Problemas mentais estão entre as principais causas de afastamento no trabalho (Previdência Social);
- Brasileiro triplicou sua preocupação com saúde mental em 4 anos (Ipsos).
A psicologia é uma ciência humana em constante desenvolvimento, e por isso, é essencial que o profissional psicólogo esteja sempre atualizado em pesquisas, métodos e discussões. Então continue acompanhando conteúdos ricos e úteis para você, psicólogo ou psicóloga: conheça nosso perfil no Instagram, e nosso canal no Youtube!