Criar conteúdo para instagram de psicologia pode parecer difícil e até impraticável, seja pela falta de tempo ou, frequentemente, desconhecimento sobre como fazê-lo.
Mesmo assim, o marketing para psicólogos é fundamental para garantir visibilidade aos terapeutas nas redes sociais, canais nos quais potenciais pacientes estão.
E nesse sentido, merece destaque a rede social Instagram, famosa por conteúdos em foto e vídeo.
De acordo com dados do We Are Social e Meltwater, o Instagram é a 3º rede social mais usada no Brasil em 2023, com 113,5 milhões de usuários.
Em outras palavras, não aproveitar o potencial dessa rede social é um grande desperdício para psicólogos.
Mas se você ainda não conhece muito sobre redes sociais ou conteúdo para Instagram, não se preocupe.
Felizmente, pensamos nisso e criamos o artigo de hoje aqui na Viver Mais Psicologia.
Neste conteúdo, você verá ideias de conteúdo para Instagram capazes de fazer a diferença na sua carreira online, conquistando cada vez mais pacientes!
Vamos lá?
Conteúdo para Instagram de psicologia: conheça ideias para aplicar hoje!
Fazer conteúdo para Instagram de psicologia é difícil quando não se sabe por onde começar, não é?
Mas não precisa ser assim.
A seguir, você irá conferir as principais ideias para cada formato de conteúdo para Instagram de psicologia.
Então faça as suas anotações e eleve e utilize o seu perfil profissional no Instagram no máximo do seu potencial!
Posts para psicólogos
Os posts para psicólogos mais assertivos devem ser planejados com cuidado (falaremos mais sobre isso), comunicando-se com o público-alvo ou a persona de maneira constante e inteligente.
Tudo isso, sem infringir nenhuma determinação legal do Código de Ética ou da Resolução Nº 11, de 11 de maio de 2018 do Conselho Federal de Psicologia.
De todo modo, os posts são uma parte fundamental do perfil de psicólogo no Instagram.
Cada post irá compor o feed do perfil, pelo qual novos usuários podem navegar a qualquer momento, conhecendo melhor sobre o que se trata o perfil.
Por isso, é importante que cada conteúdo para Instagram de psicologia tenha um objetivo.
Entretanto, existem 3 formatos diferentes de post no Instagram, cada um com suas particularidades e vantagens.
Nesse sentido, vale a pena destacar os números levantados pela pesquisa da Hype Auditor.
De acordo com o levantamento da plataforma de marketing de influenciadores, após a análise de mais de 3 milhões de contas de influenciadores, foi possível descobrir que:
- Os Reels representam o segundo lugar em formato mais produzido no Instagram (36,9%), mas lidera o ranking de engajamento;
- Os posts com imagens (responsáveis por popularizar o Instagram em 2012) ainda são o formato de conteúdo mais produzido na rede social (42,2%);
- O terceiro formato de conteúdo mais produzido são os Carrosséis de imagens (20%).
Quer entender melhor como aproveitar ao máximo cada um para conferir notoriedade à sua profissão na internet?
Então continue conosco a seguir!
Reels
Atualmente, todos os vídeos postados no Instagram se tornam Reels, um formato de vídeo curto muito popular, que pode ter até 90 segundos.
Os Reels são excelentes maneiras de produzir conteúdos para Instagram de psicologia de uma maneira mais didática, bem humorada e humanizada.
Para isso, vale a pena utilizar bem a rede, conhecendo as ‘’trends’’ do momento e aproveitando para produzir conteúdos relevantes para o seu público ideal.
Aqui vão algumas ideias de Reels para psicólogo que você pode adaptar de acordo com as novidades do momento em que estiver lendo:
- Dia a dia no consultório/clínica
- Ansiedade X Depressão: qual a diferença?
- Ansiedade infantil: como identificar e tratar?
Embora essas sejam ideias de conteúdos, é importante organizá-los em editorias, como falaremos à frente.
Da mesma forma, vale dizer que essas são apenas ideias, que podem ser adaptadas e atreladas à especialização que você possui, além do público-alvo que você deseja alcançar.
Post carrossel
Como terceiro formato de conteúdo no Instagram, os carrosséis são versáteis e podem ser uma ótima opção para criar conteúdos didáticos, com continuidade e progressão em cada slide.
Além disso, os carrosséis são uma excelente oportunidade para utilizar os símbolos da marca de maneira criativa, contribuindo para a fixação desses elementos na mente dos seguidores.
Agora, confira alguns exemplos de conteúdo para Instagram de psicologia com o formato de carrossel:
- 5 cuidados diários para sua saúde mental
- Benefícios da terapia para casais
- Curiosidades sobre a abordagem que você trabalha
- Vantagens da terapia online
- Indicação de livros ou filmes que você goste, e que gerem a oportunidade de refletir sobre questões emocionais e psicológicas.
Post único
O post único é o mais tradicional formato de conteúdo do Instagram, responsável por viralizar a rede social no mundo em 2012.
Esse formato costuma ser utilizado para anunciar novidades, lançamentos, parcerias, comunicados institucionais, datas comemorativas, e principalmente, posts com legenda complementar.
Através desse último tipo de post, é possível chamar a atenção do usuário de maneira a instigar que o mesmo leia a sua legenda – a qual contextualiza ou complementa a comunicação do post único.
Por isso, ele pode ser uma maneira muito eficiente de desenvolver temas mais complexos de modo principalmente verbal (escrito).
Embora seja o formato de conteúdo, em geral, que menos engaja, pode ser um excelente aliado para certos públicos mais interessados.
Desse modo, confira alguns exemplos de posts únicos que podem fazer a diferença no seu perfil de psicólogo:
- O que é ser feliz?
- Dependência emocional: o que é e como se recuperar?
- Como superar o luto de um ente querido?
Stories
Os “Stories” do Instagram foram lançados em agosto de 2016, como uma maneira rápida de compartilhar o dia a dia, novidades ou anúncios especiais.
Essa função permite que os usuários compartilhem fotos e vídeos curtos que desaparecem após 24 horas.
Esse formato de conteúdo se tornou uma parte popular da plataforma, oferecendo uma maneira mais casual de compartilhar momentos do cotidiano com os seguidores.
Além disso, o formato foi e continua sendo aprimorado, contando com filtros e efeitos, além de aceitar fotos e vídeos.
Desse modo, os stories são um formato especialmente importante para nutrir e desenvolver cada vez mais a relação com os seus seguidores, que são potenciais pacientes.
Assim, confira alguns exemplos de stories que podem ajudar você a se conectar mais com os seus seguidores:
- Apresentação profissional (especialidade e experiência);
- Agenda de consultas;
- Reflexão com tema quente.
Conteúdo de psicologia: a chave para o sucesso está no planejamento
O conteúdo de psicologia precisa ser planejado para ser eficiente.
Por isso, agora que você já conhece algumas ideias de posts para psicólogos, é hora de dar um passo para trás e planejar o seu conteúdo.
Para isso, observe cada um dos passos a seguir e comece o seu planejamento!
#1 Defina a sua persona
O termo “persona” foi popularizado por Alan Cooper, especialista em design de software, em seu livro “The Inmates Are Running the Asylum” (1999).
A ideia por trás da persona é criar uma representação arquetípica de um grupo demográfico ou segmento de mercado específico, incorporando características demográficas, comportamentais, psicológicas e necessidades dos clientes.
Em outras palavras, trata-se de uma abstração do cliente ideal para aquilo que você pode oferecer (produto ou serviço).
Diferentemente do público-alvo, que utiliza dados estritamente objetivos como idade, sexo, e região demográfica, a persona permite uma incorporação de comportamentos, dores, objetivos, de maneira a garantir mais assertividade no conteúdo a ser criado no instagram do terapeuta.
Na psicologia, a persona é a abstração do paciente ideal para o determinado psicólogo, considerando sua especialidade e quem ele pretende atingir.
Em outras palavras, a persona tem um nome, uma história de vida, profissão, frustrações, desejos, sonhos, medos, etc.
Por isso, para desenvolver sua persona:
- Reflita sobre quem você pretende atingir conforme a sua especialidade;
- Busque dados reais para embasar o desenvolvimento da persona (maioria dos pacientes atendidos anteriormente, faixa etária, desafios em comum, narrativas em comum, etc);
- Materialize a persona, seja em um desenho ou em um arquivo de texto, de acordo com as duas etapas anteriores.
#2 Crie seu Calendário Editorial
Uma vez que você conheça para quem serão destinados todos os posts das suas redes sociais, é preciso criar o seu Calendário Editorial.
Essa planilha servirá para planejar os conteúdos que serão criados e postados no mês, indicando seus temas, editorias, objetivos e etapas do funil de vendas.
Entenda a seguir o que deve estar organizado no seu Calendário Editorial:
- Tema: definirá sobre o que será tratado no post. Deve estar relacionado com a atuação e especialização do profissional, além da sua persona;
- Editoria: determina a categoria de cada post. Por exemplo: branding awareness, dicas de saúde mental, curiosidades, sintomas de doenças, etc;
- Objetivos: define qual o objetivo por trás de cada postagem no Instagram. Como exemplo, o post pode ter o objetivo de engajar, converter ou comunicar uma novidade;
- Etapas do funil de vendas: define qual a etapa de cada post. Pode ser topo (descoberta do perfil), meio (consideração da solução), ou fundo (prestes a virar paciente);
- Data de postagem: organiza a data de postagem de cada conteúdo, de maneira a orientar o time de marketing ou responsável.
#3 Programe as postagens
Definida a persona e desenvolvido o Calendário Editorial, é hora de criar e programar as postagens.
Atualmente, é possível programar as postagens pela ferramenta Meta Business Suite (dona do Instagram).
Dessa maneira, eliminam-se os riscos de esquecer de postar, além de otimizar o tempo para atividades mais produtivas e evitar problemas indesejáveis que impossibilitem a postagem.
Utilize as redes sociais da clínica de psicologia com o máximo do seu potencial!
Agora que você já entendeu como fazer o seu conteúdo para Instagram de psicologia ser uma porta de entrada para novos pacientes, que tal dar um passo além?
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